sábado, 25 de abril de 2009

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho

A próxima terça-feira (28) é lembrada como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. Dados do Anuário da Previdência Social indicam que em 2007 foram computados 14.224 acidentes de trabalho, tendo no mesmo período 80 óbitos e 243 pessoas com incapacidade permanente.

Em Rondônia, durante seminário promovido recentemente pelo CEREST - Centro de Referência da Saúde do Trabalhador, no qual o Ministério Público do Trabalho foi representado pela coordenadora regional da CODEMAT - Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, procuradora do Trabalho Flávia Veiga Bezerra Bauler, autoridades e órgãos envolvidos com a saúde do trabalhador, ao abordar o tema, manifestaram preocupação com o fato de que, por questão cultural, nem sempre casos de acidentes ou doenças relacionadas à atividade laboral são notificados na rede pública ou privada desaúde.

Em Pernambuco, o tema será refletido pelo "Movimento 28 de abril", formado por 23 entidades públicas e sindicais, durante seminário, na Capital Recife (PE), abordando os temas "Meio ambiente e o crescimento econômico em Pernambuco" e "Transtornos mentais relacionados ao trabalho". A abertura do evento será às 8h30, no auditório da Fundacentro, localizado na Rua Djalma Farias, 126, Torreão, com a presença do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Aluísio Aldo da Silva Júnior.

O tema "Os novos arranjos produtivos no complexo de Suape e seus impactos ambientais e na saúde do trabalhador" será apresentado às 9h da próxima terça-feira (28) pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente do Complexo de Suape, Ricardo Padilha de Araújo, e pelo sanitarista José Marcos da Silva, mestrando em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Ageu Magalhães. Araújo é responsável pela análise da inter-relação saúde x trabalho x meio ambiente no contexto dos Estudos de Impacto Ambiente EIA/RIMA da Refinaria Abreu e Lima.

Às 14h do dia 28 haverá a discussão sobre "Trabalho e saúde na atual conjuntura econômica" com Tânia Maria de Almeida Franco, que é doutora em Ciências Sociais, com formação em Economia e Medicina, além de pesquisadora do Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia, no campo interdisciplinar trabalho x saúde x meio ambiente.

Na quarta-feira (29), às 14h, será promovida uma audiência pública, mediada pelo Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, com gestores estaduais da área de saúde e prefeitos, secretários de saúde e coordenadores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests) no estado.
MOVIMENTO - Participam do Movimento 28 de Abril as seguintes entidades: Fundacentro, Ministério Público do Trabalho em PE, Central Única dos Trabalhadores, Superintendência Regional do Trabalho (SRTE),Centro de Pesquisas Ageu Magalhães (Fiocruz), Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Estadual, Recife, Goiana, Jaboatão, Cabo e do Hospital das Clínicas), Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cist-PE ,Cist-Recife), Coordenação Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador (Ceast/PE), Projeto Vida Viva, Associação Pernambucana dos Portadores de Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho (APPDORT), e os sindicatos dos Bancários (SEEC-PE), dos Servidores Públicos Federais (Sindsep-PE), dos Servidores da Previdência (Sindsprev-PE), dos Trabalhadores das Empresas de Bebidas (Sindbeb-PE), dos Trabalhadores da Construçã Civil - Marreta e dos trabalhadores de Processamento de Dados.

Ascom - PRT 14ª Região

Nenhum comentário: