quinta-feira, 6 de novembro de 2008

TRT do Paraná implanta tabelas processuais unificadas


O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) implantou, com sucesso, as tabelas processuais unificadas do Poder Judiciário no âmbito de toda a Justiça do Trabalho do Estado, atendendo à Resolução nº 46/2007 do Conselho Nacional de Justiça. A implantação foi comunicada à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho pela Presidência do Regional.

Para atingir este objetivo, o TRT/PR - pioneiro em diversas iniciativas na área de tecnologia da informação e participante do processo de desenvolvimento de soluções em processamento de dados para a Justiça do Trabalho – instituiu um grupo de trabalho que desenvolveu a necessária migração de dados para os sistemas internos e multiplicou este conhecimento, por meio de cursos a servidores de todas as unidades de primeiro grau e de vários departamentos judiciários do Tribunal.

As tabelas unificadas foram instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça com o objetivo de padronizar e unificar a terminologia das classes, assuntos e movimentação processuais de todo o Judiciário. No âmbito da Justiça do Trabalho, a Corregedoria-Geral coordena o Grupo Gestor Nacional das tabelas, que centraliza as decisões relativas a alterações e modificações apresentadas pelos Tribunais Regionais do Trabalho e encaminha ao CNJ os assuntos incluídos. Trata-se, na avaliação do corregedor-geral, de uma ferramenta fundamental para o planejamento estratégico da Justiça do Trabalho, pois permite obter estatísticas seguras e conscientes que auxiliarão na definição de políticas e soluções para problemas como a morosidade na tramitação dos processos.
Fonte: TST

Nenhum comentário: